Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

A escrita do documentário

A escrita do documentário

texto - Francine Barbosa; ilustração - Criss de Paulo

07 de agosto de 2023

Saberes e práticas em tempos de mudança

Explore a edição / Baixar PDF

Trabalhar o audiovisual em sala de aula pode ser desafiador. Temos a impressão de que a cada dia as alunas e os alunos descobrem uma tecnologia diferente: YouTube, Instagram, TikTok… Sendo assim, se muitas vezes os jovens já estão familiarizados com a tecnologia, qual o papel do professor ao propor e acompanhar a produção de um filme? Há diversos caminhos que podem ser tomados, e todos são igualmente valorosos. Quando se trata de criação artística, existem muitas possibilidades. Na pintura, por exemplo, existe uma maneira “certa” de pintar um quadro? Renoir, Tarsila do Amaral e Pollock exploraram a pintura com técnicas variadas, e todas elas são igualmente interessantes. Pense também na música, o que é melhor: Beethoven, Elis Regina ou Racionais MC’s? São artistas incríveis que se expressam de maneiras diferentes, e podemos apreciar todos eles.

Neste artigo, vamos fazer considerações e sugestões sobre alternativas para que professores de Língua Portuguesa orientem seus estudantes no desenvolvimento e escrita de projetos de filmes documentais, desde a escolha do tema até o roteiro. A produção de gêneros textuais escritos relacionados à realização de um documentário, como o registro de pesquisa, sinopse, argumento e roteiro, é importante para aprofundar o estudo sobre os temas escolhidos, aumentar o interesse dos estudantes pela linguagem audiovisual, planejar o filme e estimular o trabalho em grupo.

Além disso, esse é o campo com o qual o professor de Língua Portuguesa está habituado e em relação ao qual possui conhecimento e domínio. Assim, o trabalho com a escrita torna-se também uma potente oportunidade de troca entre os conhecimentos dos estudantes, em geral mais familiarizados com a produção audiovisual em contextos informais, e os dos professores, que poderão auxiliá-los na concepção, desenvolvimento e escrita de seus projetos.


Francine Barbosa é roteirista de audiovisual e professora de roteiro.


Escrevendo documentários na escola

Há muitas discussões sobre o que pode ou não ser classificado como documentário, mas no geral entende-se que o documentário apresenta um ponto de vista sobre a realidade. Imagine que uma turma de estudantes do Ensino Médio irá fazer documentários sobre a cidade onde vivem. Há inúmeras coisas que podemos falar sobre uma mesma cidade, certo?

Agora, essa turma do Ensino Médio é dividida em três grupos diferentes:

  Grupo 1
Entrevista uma historiadora que conta a história da cidade desde a sua fundação, mostra alguns mapas e fotos antigas.
Grupo 2
Escolhe filmar os moradores fazendo suas atividades sem entrevistar ninguém, apenas observando o cotidiano.
Grupo 3
Escolhe entrevistar crianças do local, sobre o que elas acham da cidade em que moram.
 

 

Assim, cada grupo fez um filme com um ponto de vista diferente sobre a mesma cidade. Abaixo, apresentamos algumas sugestões para trabalhar a escrita de documentários com os estudantes na escola.

Tema

Sobre qual assunto a turma tem curiosidade? Tem algo que os estudantes consideram importante que outras pessoas saibam, mas não é muito discutido? Se fossem fazer um filme, sobre o que gostariam de falar? Se a turma estiver com dificuldades, é possível fazer um sorteio de substantivos como família, casa, idade, amizade, indivíduo, pensamento etc. para estimular a chuva de ideias. E, assim, podemos escolher o tema do nosso documentário.

Pesquisa

Escolhido o tema, dê alguns dias ou semanas para os estudantes se aprofundarem sobre o assunto. O que eles podem encontrar na internet? E, conversando com outras pessoas? E, assistindo a outros documentários sobre o mesmo tema?

Lembre aos alunos que a escolha inicial pode levar por diversos caminhos na pesquisa. Digamos que um grupo tenha escolhido o tema casa, após sua escolha deve sair em campo com algumas perguntas em mente: qual é o tipo de casa mais presente naquela cidade? Há algo de interessante a ser contado sobre isso, do ponto de vista da arquitetura ou da economia? Existem dificuldades de acesso à moradia entre a população? Se sim, o que dizem o poder público, os estudiosos e os próprios moradores sobre isso?

Estimule os jovens a trocarem entre si descobertas e dificuldades. Também ressalte a importância de fazer anotações para registrar e organizar a pesquisa.

Sinopse

A sinopse serve para identificar brevemente do que se trata o filme. Sua função é informar sobre o que o espectador irá assistir. De forma geral, a sinopse contém o que / quem / como / onde. Na sequência, vamos analisar como essas informações aparecem nas sinopses de dois curtas-metragens, documentários brasileiros.

Fotográfrica

Sinopse: O curta Fotográfrica conta a história de uma família que precisa deixar Angola e se refugia em Olinda na década de 1970. A diretora, Tila Chitunda, única filha nascida em Pernambuco, mostra através de conversas com a mãe, dona Amélia, conflitos e adaptações que falam muito sobre a relação entre África e Brasil.

O que: conta a história de uma família que precisa deixar Angola e se refugia em Olinda na década de 1970.

Quem: a diretora, Tila Chitunda, e sua mãe, dona Amélia.

Como: através de conversas.

Onde: Olinda, Angola.

Fotográfica, de Tila Chitunda. Pernambuco, Brasil, 2016, 25 min. Disponível em <https://hysteria.etc.br/series/curta-mulheres/26-fotografrica-de-tila-chitunda>.

Deus

Sinopse: Acompanhando a rotina de Roseli, o curta visa expor o dia a dia de mulheres negras da periferia da cidade de São Paulo que batalham para garantir seu sustento e, especialmente o de seus filhos.

O que: o dia a dia de mulheres negras da periferia da cidade de São Paulo que batalham para garantir seu sustento e, especialmente, o de seus filhos.

Quem: Roseli.

Como: acompanhando a rotina de Roseli.

Onde: periferia da cidade de São Paulo.

Deus, de Vinicius Silva. São Paulo, Brasil, 2017, 25min. Disponível em <https://vimeo.com/214680258>.

É importante que as sinopses tragam o que / quem / como / onde, mas tão relevante quanto essas informações mais objetivas é encontrar um estilo, um modo de dizer, que provoque no espectador desejo e curiosidade para assistir ao filme. Para despertar essa sensibilidade nos estudantes, você pode apresentar sinopses de filmes que tratam de temas semelhantes aos deles e pedir que a turma comente qual delas chama mais atenção e qual filme sentem mais vontade de assistir e por quê.

Argumento

O argumento conta os caminhos que orientarão a realização do documentário e explicita as motivações e intenções de quem os realiza. No argumento, os estudantes terão que detalhar o que / por que / quem / como / onde / quando de seus filmes, aprofundando cada um desses aspectos e refletindo sobre as possibilidades do que pode ser filmado.

O que

Sobre o que o documentário vai falar? Qual o argumento do filme com o ponto de vista escolhido pelos alunos? Qual será o olhar dos estudantes sobre esse tema? O que querem transmitir aos espectadores que verão o documentário?

No documentário Fotográfrica, por exemplo, a diretora fala da sua própria família, mas está falando também sobre a relação entre África e Brasil, identidade e pertencimento.

Por que

Por que esse assunto interessou aos estudantes? Por que consideram esse argumento importante? Por que escolheram esse ponto de vista?

Em uma entrevista, o diretor Vinicius Silvia conta que o motivo que o levou a realizar o filme Deus foi o desejo de homenagear as mulheres de sua família.

Quem

Quem serão as personagens (pessoas ou animais) retratadas. Eventualmente, um lugar também pode ser uma personagem se ele for muito importante para a narrativa. Quem são essas pessoas / animais / lugares? O que elas têm de especial e que se deseja filmar? Que momentos do dia e quais atividades serão filmados?

No documentário Deus, por exemplo, vemos Roseli em diversos momentos do dia e da noite, e assim compreendemos sua rotina cheia de tarefas. A presença do filho ajuda a mostrar o papel de Roseli como mãe tanto nos momentos alegres quanto nos difíceis.

Como

Como será estruturado esse filme? Com entrevistas? Onde essas entrevistas serão realizadas? Vão acompanhar o cotidiano de uma ou mais pessoas? Serão utilizados fotografias, documentos ou outros materiais de arquivo? Se sim, como esses materiais serão filmados?

Leia no trecho a seguir, retirado do texto do projeto do filme, como as ideias de realização de Deus foram organizadas em um parágrafo: “Acompanhando a rotina de Roseli, sua própria tia, o diretor Vinicius Silva visa expor adversidades impregnadas no dia a dia de mulheres negras da periferia que batalham para garantir seu sustento e, especialmente, o de seus filhos. Porém não abarcando apenas os aspectos negativos de sua vivência, já que a vida não se limita aos sofrimentos. Sem entrevistas, será como observar uma semana desta mulher e seu filho, condensada entre 15 e 20 minutos, retratando um ciclo repetitivo que se renova a cada segunda-feira”.

Onde

Onde o filme será gravado? Por que esses locais são interessantes e como serão filmados? Imagine filmar uma escola. Podemos filmar apenas uma sala de aula com a câmera ou telefone celular posicionados numa carteira, transmitindo ao espectador o ponto de vista dos alunos. Ou podemos escolher filmar o cotidiano da sala dos professores, mostrando os docentes nos seus momentos de descontração, camaradagem, cansaço. É possível ainda fazer os dois tipos de registro e alterná-los no filme, trazendo diferentes pontos de vista.

Quando

O filme fala do momento presente? Ou aborda também o passado ou o futuro? De que maneira o espectador saberá de qual época o filme está falando?

Roteiro

Assim como para construir uma casa, antes de qualquer coisa, é necessário fazer a planta do imóvel no papel para decidir onde ficará cada cômodo, no audiovisual a organização das várias imagens e sons no roteiro é que fazem o filme.

Os elementos escolhidos pelos estudantes a partir da pesquisa, da sinopse e do argumento agora serão organizados para construir o discurso do filme. Na elaboração do roteiro do documentário, os alunos devem colocar na ordem que quiserem as imagens e os sons, e apontar todos os locais, pessoas, materiais de arquivo etc. que desejam filmar. Como exercício, antes de elaborarem os seus próprios roteiros, a turma pode assistir a um documentário e listar imagens e sons na ordem em que aparecem. E, depois, discutir como a ordem de imagens e sons, no filme, transmite sensações, ideias e emoções para o espectador.

É possível encontrar muitos modelos de roteiro na internet, e professores e alunos podem juntos escolher com qual modelo se sentem mais confortáveis para trabalhar. A título de exemplo, trazemos aqui uma sequência do filme Fotográfrica.

Sequência Local Período Imagem Som
04 Terraço casa de D. Amélia Manhã/Tarde Interna e Externa D. Amélia está cuidando de suas plantas no terraço em cima. Vemos os detalhes de suas mãos mexendo na terra, limpando/podando as folhas. Em seguida, vemos as imagens das plantas aparecerem em fusão com as fotos dos mais velhos que estão no mural (meus avós entre outros). Depois, vemos essas fotos aparecerem em fusão com detalhes de mãos de negros tocando atabaques em cima da música Manifesto, de Chilly Gonzales ou da música tema do filme. Grupo Bongar tocando percussão: atabaques, abê etc

 

Escrever para audiovisual é falar sobre, mas também falar com. Por isso, é importante que os jovens pensem no que querem dizer e quais sensações e refl exões pretendem provocar com seus documentários. Todas as escolhas têm uma intencionalidade, são signifi cativas e terão um impacto em quem assistir.

Para estimular essa refl exão, o professor pode trazer algumas questões, por exemplo:

Qual imagem vai abrir o fi lme e por quê?

O que essa imagem pode gerar no espectador?

➤  Qual imagem vai abrir o filme e por quê?

➤  O que essa imagem pode gerar no espectador?

➤  Qual será a primeira entrevista?

➤  Quais perguntas serão feitas aos entrevistados?

➤  O que queremos saber com essas perguntas?

➤  Serão utilizados materiais de arquivo, como fotografias, documentos, vídeos caseiros?

➤  Com qual propósito e em quais momentos?

➤  Haverá música? Qual? Como o filme termina?

Essas e outras questões surgirão durante a escrita da sinopse, do argumento e do roteiro, e ajudarão a pensar como pessoas e comunidades poderão ser retratadas, e qual será o impacto da obra no espectador e no imaginário coletivo sobre aquele tema.

Explore edições recentes

Edição nº40, Agosto 2023

"Semear, reflorestar e sonhar o Brasil"

Explore
Edição nº39, Novembro 2022

"Como repensar as questões étnico-raciais na educação"

Explore
Edição nº38, Abril 2022

"Palavra de educador(a): viver para contar e contar para viver. Experiências da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa"

Explore
Edição nº37, Agosto 2021

"Palavra como antídoto escrevendo um mundo novo"

Explore

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000