Webinário “Educação na pandemia: como os municípios estão se organizando para garantir a aprendizagem?”

-

Webinário “Educação na pandemia: como os municípios estão se organizando para garantir a aprendizagem?”

Promovido pelo CENPEC Educação, o evento on-line traz as experiências de estratégias formativas de rede desenvolvidas no âmbito do Projeto Letra Viva em cinco municípios paulistas

Por Stephanie Kim Abe

Na próxima quinta-feira, dia 03/09, às 15h, o CENPEC Educação realiza o webinário Educação na pandemia: como os municípios estão se organizando para garantir a aprendizagem?.

O encontro tem como objetivo compartilhar estratégias formativas desenvolvidas pelo CENPEC Educação com toda a rede (equipe da secretaria municipal de educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores) para enfrentar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

A ideia é que essas experiências possam inspirar outras secretarias que enfrentam problemas semelhantes a pensarem em diferentes soluções.

Acompanhe o webinário pelo canal no YouTube e na página no Facebook do CENPEC Educação

“No Projeto Letra Viva, o CENPEC Educação tem buscado enfrentar os inúmeros problemas trazidos pela pandemia às redes de ensino. Nós temos trabalhado com secretarias municipais de educação para garantir a aprendizagem das crianças – sem perder de vista os princípios de formação e de gestão educacional e escolar. Por isso, queremos compartilhar essas boas soluções de rede que temos encontrado para problemas que estamos todos vivendo”, explica Maria Alice Junqueira, coordenadora de projetos do CENPEC Educação.

Logomarca do projeto Letra Viva Alfabetiza.


Sobre o projeto Letra Viva Alfabetiza

O projeto Letra Viva Alfabetiza busca contribuir com a melhoria da educação pública através de uma metodologia que qualifica processos e práticas de alfabetização e letramento por meio da formação de rede. Atualmente, o projeto ocorre em parceria com cinco secretarias municipais de educação, todas localizadas na região do Vale do Ribeira em São Paulo: Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Itapirapuã Paulista e Ribeira.

Saiba mais sobre o Projeto Letra Viva Alfabetiza

Um dos diferenciais desse processo formativo realizado pelo CENPEC Educação é que, mais do que articular toda a rede para pensar essas soluções, a equipe tem feito um trabalho cuidadoso de estudo dos objetivos de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que precisam e podem ser garantidos pelas atividades remotas enviadas para os estudantes.


Participantes do Webinário

Para contar sobre essas estratégias formativas de gestores, desenvolvidas em conjunto com cinco municípios paulistas participantes do Projeto Letra Viva, estarão presentes representantes de cada uma das localidades:

  • Regina Célia Nunes da Silva Oliver, Secretária Municipal de Educação de Itaoca (SP);
  • Mariza de Fátima Gonçalves, supervisora de Educação Infantil da SME de Apiaí (SP);
  • Valdemir de Jesus Almeida Fortes, supervisor da SME de Itapirapuã Paulista (SP);
  • Vanda Cristina Batista Braun Borges, coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental da SME de Ribeira (SP);
  • Daniele Teixeira Lima, professora da Educação Infantil de Barra do Chapéu (SP).

Além dos relatos dos próprios profissionais da rede, serão exibidos vídeos com depoimentos de pais e coordenadores pedagógicos, que mostram seus desafios e como têm se adaptado durante esse período.

O webinário é voltado para gestores educacionais e escolares, coordenadores pedagógicos, professores e educadores, e será apresentado por Maria Alice Junqueira, coordenadora de projetos do CENPEC Educação. A mediação é de Patrícia Calheta, formadora do Projeto Letra Viva.


Lançamento de vídeos no Portal CENPEC Educação

Um dos recursos utilizados ao longo desse processo de formação para orientar professores e coordenadores pedagógicos das redes participantes foi o audiovisual. Por isso, a equipe do projeto gravou diversos vídeos que foram enviados às secretarias e tratam de temas como:

  • o papel do professor no contexto da pandemia;
  • oficinas de acolhimento;
  • adequação das propostas pedagógicas ao trabalho remoto;
  • orientações para a mediação dos pais na realização das tarefas remotas etc.

O webinário marca o lançamento desses vídeos, que serão disponibilizados no Portal CENPEC Educação.

“Como estamos fazendo um trabalho consistente, consideramos que vale a pena oferecer em nosso Portal o acesso gratuito a esse importante conteúdo, para que outros municípios possam se inspirar e aprender conosco, e utilizá-los da forma que lhes for mais conveniente”, explica Maria Alice Junqueira.


Fique ligado(a)!

Esses vídeos serão divulgados no Portal CENPEC Educação todas as quinta-feiras, a partir do dia 10 de setembro, um por semana.

Saiba mais sobre o acolhimento em cascata que tem sido trabalhado pelo Projeto Letra Viva Alfabetiza


Veja também